Promovendo a igualdade
Promover o respeito da igualdade do aluno é, sem dúvida nenhuma, um dos deveres da educação escolar e, portanto, o acesso à informação e formação educacional deve ser promovido sem triagem prévia, de forma irrestrita para todos os alunos, sem discriminação para com os alunos deficientes.
Vivemos numa cultura fotográfica, onde a principal restrição é bem caracterizada quando um aluno pessoa com de um estigma fenotípico (com uma face diferente, ou mesmo que caracterize uma síndrome genética do tipo Down) tem seu acesso limitado, portanto simplesmente discriminatório, caracterizando que o preconceito está inserido não só na inconsciência como na consciência, resultando em conflitos sociais onde o valor da igualdade é desrespeitado.
Quando um professor é exposto a este tipo de situação ele deve lembrar que as suas habilidades profissionais serão postas em questão, entretanto melhorarão devido às grandes transformações sociais que esta oportunidade lhes desenvolverá; principalmente devido às suas atitudes e práticas educacionais que serão moldadas, envolvendo conceitos retrospectivos e prospectivos, vinculados com o nível e com o potencial de desenvolvimento de cada indivíduo; promovendo um desafio que deve ser enfrentado pelos educadores, onde a abordagem de sua própria reforma interna possa ser fragmentada, mas inteiramente satisfatória, entendendo e reconhecendo as necessidades das diferentes situações, utilizando para isso a dinâmica e a habilidade da aptidão cognitiva.
Prof. Dr. Zan Mustacchi