Prevenção de Gripes (H1N1, H3N2, Influenza A e B, COVID-19)
DICAS PARA PREVENÇÃO DE GRIPES COMO
H1N1, H3N2, Influenza A e B e atualmente COVID-19 (Coronavírus)
A higiene pessoal e ambiental é fundamental. Entenda-se com isso que lavar as mãos com água e sabão e manter o ambiente ventilado é uma atitude básica, mesmo com aquecimento ambiental artificial (aquecedores, por exemplo).
Para evitar disseminação através das mãos, um pequeno cuidado também pode ajudar: ao espirrar ou tossir coloque o braço sobre o nariz ou boca. Quando houver secreção nasal, espirrar em lenços descartáveis e após jogar no lixo, lavar bem as mãos.
Limpeza de vias aéreas superiores: pingar nas narinas soluções prescritas pelo médico para reduzir riscos de proliferação, inflamação e obstrução nasal.
Evitar contato com pessoas que sofram de infecções respiratórias agudas ou que apresentem sintomas ou sinais da doença.
Os ambientes devem estar sempre bem arejados: evitar ficar em ambientes com janelas e portas fechadas, com muitas pessoas, principalmente desconhecidas, como por exemplo: escolas, festas, shows, pontos de aglomeração pública e etc.
Não compartilhar objetos de uso pessoal (pratos, talheres, copos etc.).
Alguns medicamentos antivirais poderão ser úteis, informe-se com seu médico.
Há no comércio um produto homeopático muito usado em países de primeiro mundo (França, Canadá, entre outros) para auxiliar na prevenção de estados gripais. Muitos trabalhos técnico-científicos compartilham desta indicação, seu médico indicará a proposta mais adequada.
Comunicar seu médico e seguir a conduta por ele proposta: não hesite em entrar em contato com o médico, pois ele deverá estar à sua disposição para orientá-lo, principalmente no momento epidemiológico pelo qual estamos passando.
Prevenção com bom senso é fundamental!
Prof. Dr. Zan Mustacchi
Genética Médica – Pediatria – Medicina Tropical
Diretor Clínico do CEPEC-SP
Resp. Ambul. Genética do Hosp. Infantil Darcy Vargas
Membro do DSMIG – Down Syndrome Medical Interest Group