Pensando em inclusão
Existe um consenso evolutivo, em nossa civilização, de que a produtividade é essencial.
A criança especial beneficia-se de oportunidades existentes, desde que a sociedade lhe permita participar e demonstrar seu potencial de colaboração. Lembrando que a principal motivação para a vida educacional está no prazer dos resultados das oportunidades que nos são apresentadas e valorizadas pela comunidade.
Os limites impostos aos indivíduos, desde o nascimento, envolvendo, principalmente, as áreas de aprendizado e sociabilidade, não devem ser rigorosos e imperativos a ponto de preocupar os familiares de pessoa comes de comprometimentos. Devem ser flexíveis até o ponto em que não se prejudique a integridade do indivíduo que necessita de estimulação constante, para promover sua adesão ao ambiente em que vive, estimulando a inclusão de todos em tudo.
A idéia de inclusão escolar deve gerar a oportunidade do conhecimento especial às habilidades individuais para inserir o indivíduo diretamente à vida. Os professores deverão crescer em escolas cujo reconhecimento da atividade bem sucedida gerem uma espécie de remédio que assegure, de forma aglutinadora, a ambição com motivação.
Prof. Dr. Zan Mustacchi